sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tarte de morangos com merengue



Esta receita, que vi no blog Delícias e companhia, é o tipo de doce do qual não posso abusar (aliás, nem devia provar...), se quiser fazer como a Manuela, que já perdeu 11kg, graças à sua alimentação saudável :)
Parabéns, Manuela, eu precisava de fazer o mesmo!

A receita original é do blog mesa para 4, e com ela participo no passatempo Alfabeto Culinário, do Delícias e Talentos.



Cozinhando com a letra




Os ingredientes escolhidos foram os Morangos e a Manteiga.


Ingredientes

para a Massa:

220 de farinha
100g de manteiga
2 gemas
50g de açúcar

Para o Recheio:

450g de morangos
2 claras
8 c. (sopa) de açúcar (mal cheias)



Preparação da massa: num recipiente juntar a farinha, a manteiga amolecida, as gemas e o açúcar e amassar bem.

Colocar a massa numa tarteira untada e cobrir o fundo e os lados (forrei-a com papel de alumínio). A massa pode ser previamente esticada com o rolo ou só com as mãos, que foi o que fiz.

Levar a forno pré-aquecido durante cerca de 13 minutos.

Recheio: cortar os morangos em pedacinhos. Bater as claras em castelo. Quando já estiverem firmes, adicionar o açúcar, colher a colher, batendo sempre até ficar um merengue forte. Juntar os morangos e envolver cuidadosamente.

Passados os 13m, retira-se do forno e, rapidamente, coloca-se o merengue, alisa-se ligeiramente e leva-se novamente ao forno, por 20 minutos ou mais, conforme queira mais ou menos moreninho.

(Adaptei ligeiramente algumas quantidades e o tempo de forno).

23 comentários:

  1. Pois...M de manteiga é tar mesmo a pedir quilinhos a mais. Mas, de vez em quando...

    Só te digo, essa tarte tá com um aspecto Maravilhoso!
    O Morango é rei nesta letra M. É favorito de muitas pessoas ao que me parece.
    A tua receitinha irá agradar com certeza!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de tarte. Bem simples e acredito que é de comer e chorar por mais.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Claudia
    que maravilha de receita!!
    pena que preciso andar na linha mas... posso fazer para o maridão e as crianças!
    beijokas

    ResponderEliminar
  4. Cláudia, mas final, onde estão as calorias? :)
    Então, o recheio é muito leve (e pode cortar-se um pouco no açúcar), de resto a base com manteiga de soja resolve-se o assunto...
    É uma receita a considerar, muito fácil, económica e fica lindíssima!!!
    Uma sugestão super fresca e gostosa! :)

    ResponderEliminar
  5. Que tentação, não é mesmo Cláudia? Adorei!
    Tendo morango, tem meu nome em cima.
    Eu tb estou participando com morangos e manteiga. Uma grande coincidência!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  6. Ei Claudinha!!
    Ri muito com o "eu precisava fazer o mesmo"..=D
    Amei sua torta...e essa é daquelas que nos aumentam as calorias, hein?! Então preciso experimentar...além de linda...deve ser purdimais saborosa, né?! :]
    E os morangos estão em conta por aqui...bão!!
    Um bejim e uma noite linda procê!

    ResponderEliminar
  7. Amiga a mim até nem me parece nada mal para dieta :-) a manteiga nem é muito e o mesmo para o açúcar e os ovos :-) por isso aprovadissima para todos os regimes :-)eu por mim adorei e anotei para fazer também
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Cláudia esta tarte é delíciosa! Ficou linda!
    Boa participação!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Esta até é uma sobremesa mais ou menos leve :)

    Gosto tanto dessa tarte que mesmo em dieta nunca recusaria uma fatia hehe

    ResponderEliminar
  10. Ai Cláudia, eu também querooooo!!! Menina, essa tarte parece saborosa! Vou até comprar morangos para fazê-la.
    Abraço, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Cláudia,
    Que delícia que deve ser essa torta.
    Respondendo sua pergunta no meu blog. "Garoa" é uma chuva bem fininha, um chuvisquinho. Antigamente São Paulo tinha bastante garoa na época de inverno. Agora o clima mudou muito, e a garoa sumiu.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  12. Passe pelo meu Blog. Tenho uma lenbrança para si.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Oi Cláudia!
    Que delícia essa torta de morangos, menina!
    Amei a brincadeira com a letra M, vou visitar esse blog e tentar participar também!!!

    Bjinhos
    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Este nem é dos mais calóricos, frutas e tal... claras! Eu já comia uma fatia :)

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pela participação.
    Bem deliciosa e bonita ♥

    ResponderEliminar
  16. Cláudia, esta levo-a já comigo a ver se a meio da semana a faço, para aproveitar o resto dos morangos (pq hoje vai sair do meu forno o bolo da Ameixita)...
    Até me parece bem simples em termos de calorias e uma vez não são vezes, né? :)
    Deliciosamente veranil! :)

    ResponderEliminar
  17. Adoro este tipo de tartes, em que o sabor da fruta se sobrepôe, sem cremes ou recheios, e se alia à massa de base :)

    ResponderEliminar
  18. Claudia una deliciosa tarta de frutillas.
    Te felicito.
    Besos
    Annie

    ResponderEliminar
  19. Claudia,
    Ficou linda sua torta.
    Creio que está deliciosa e leve.
    Os moraguinhos estão por todo lado aqui.
    É tempo de aproveitá-los, já que são saborosos e lindos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Claudia, a escolha do morango foi perfeita, esta fruta é maravilhosa e sua tarte saiu divina!!
    b js

    ResponderEliminar
  21. Parabéns, a tarte têm um aspecto delicioso.
    bjssss

    ResponderEliminar
  22. Cláudia, desse evento não consegui participar e só agora estou podendo ver o que fizeram.
    Torta de morango é bom demais, difícil resistir, apesar de tudo.
    Bjs.

    ResponderEliminar